terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FMSE#7 - Etxeko Patxarana

Imagine quando um amigo seu estiver no freeshop de Santiago, no Chile, te ligar e perguntar qual bebida vc quer que ele traga para você. Qual a resposta mais óbvia??
- Qualquer uma que você não consiga pronunciar!
E assim eu me apaixonei por uma bebida chamada Patxarana, em especial a marca Etxeko, uma das mais tradicionais, entre a Zoco, Alaiz, Usua.
Patxarana?? Como assim, não consta em nenhum dos meus livros de bebidas??
Essa bebida é original da região basca de Navarro, na Espanha, é produzida através da maceração contínua de uma fruta chamada abrunho, com nome científico de Prunus Spinosa, o que me faz entender que vem da família das ameixas. Nessa maceração são adicionados alguns grãos de café e baunilha. Esse licor possui graduação alcoólica que varia de 25% a 30% de álcool e no final, recebe a adição de anis. Eu nunca imaginei que alguma coisa pudesse ficar realmente boa com anis, mas mudei de idéia totalmente depois desse licor.
Aconselhado para ser consumido gelado, o Pacharán (assim se fala na Espanha) é uma bebida centenária e encontrei dados que fabrica-se esse licor desde 1800.
Por ultimo, separei um vídeo que mostra exatamente essa frutinha que pra mim é nova, o Abrunho.

Quem quiser encontrar mais informações sobre esse licor, acesse o Consejo Regulador do Pacharan Navarro.
E usem o freeshop de outros países para coisas mais interessantes do que aquele bom e velho whiskye.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...