sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

In Fruit We Trust - Abiú

Frutinha tipica da Amazônia, pode até ser encontrada na zona urbana da capital Manaus, o Abiu está começando a ser utilizado pela gastronomia com qualidade, deixando só a culinária local para atingir um nivel mais trabalhado de sensações. Eu já havia provado uma vez quando encontrei a fruta em um supermercado em São Paulo, mas nesse último mês, provei o picolé de abiú e fiquei impressionado.
A principal característica do Abiú é a sua enorme doçura quando está no ponto máximo de amadurecimento. Antes disso, ela produz um líquido semelhante à uma seiva, um leite que lembra muito a sensação da cica. Essa mesma seiva pode ser utilizada para produção de cola ou remédios caseiros.
De acordo com estudo de sazonalidade, o abiú tem a sua forte frutificação de julho à setembro, e média entre janeiro à junho. Há também o Abiu Roxo, mas esse ainda não provei. O tamanho médio de um abiu lembra o de uma maçã até ao de um maracujá.
A fruta pode ser utilizada em forma de suco, polpa, sorvetes, sobremesas e até como geléia (que já ouvi dizer ser muito boa).
O que a gente pouco sabe é que já tem americanos querendo plantar Abiú no sul da Flórida e australiano tentando levá-la para lá. E a gente mal conhece...
Um abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...