domingo, 11 de maio de 2008

Vieille Bon Secours - A cerveja mais cara do mundo


Cada vez mais o mercado de bebidas alcoólicas sofre com o processo de segmentação. Os produtos se tornam mais e mais exclusivos para cada tipo de consumidor e podemos encontrar exatamente o que queremos, quando queremos, onde queremos, mas nem sempre pelo preço que queremos.
Vieille Bon Secours é um bom exemplo desse processo que vem acontecendo. Ela é a cerveja mais cara do mundo, custa aproximadamente US$ 1.000,00 a garrafa, ou seja, US$ 300 cada tulipa. Aos apreciadores de cerveja, ela pode ser encontrada em um conhecido bar de Londres, o Bierdrome.
Atrás da Vieille Bon Secours está a Samuel Adams Utopias, uma cerveja americana que tem paladar semelhante ao vinho do porto e aroma intenso e a Tutankhamen Brew, cerveja egípcia que pelo que parece, é mais cobiçada pela sua história do que pelo produto em sí. Acredita-se que a fermentadora encontrada em uma das quinas do templo foi feita pelo Rei Akhenaton, pai do Rei Tutancâmon.
No Brasil já é produzida uma cerveja dentro desse perfil. A Lust, da reconhecida micro-cervejaria Eisenbahn de Blumenau, é a melhor representante. É uma cerveja produzida pelo rigoroso método champenoise, aplicado nos champagnes. Após a primeira fermentação, ela passa pela segunda fermentação e sofre a remuage e cuvèe. Curiosidade, é possível encontrar essa deliciosa cerveja por R$ 70,00.
Muito mais do que um um produto de altíssima qualidade, acredito que o diferencial na proposta destas cervejas seja possiblidade de adquirir experiências, algo que vem sendo extremamente abordado nas campanhas de marketing e desenvolvimento de produtos das empresas de A&B.
Proporcionar uma experiência agradável vale mais do que simplesmente matar a sede.



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