quarta-feira, 14 de outubro de 2009

The Macallan - O ouro escocês

Considerado o 'Rolls-Royce' dos whiskies, e um dos mais premiados single maltes do mundo, The Macallan acaba de chegar ao Brasil nas versões envelhecidas 12 e 18 anos, sendo que a última não é comercializada no país há 12 anos. A marca, que tem quase 200 anos de tradição, é uma das mais desejadas pelos apreciadores de bebidas, que adquirem edições comemorativas em prestigiados leilões, como o The Macallan em garrafa de cristal Lalique, as edições vintage, e a garrafa especial lançada em comemoração aos 50 anos da marca, contendo uma bebida destilada há mais de 80 anos.

Dono da propriedade de 1543 onde estava localizada a The Macallan, o fazendeiro escocês Alexander Reid foi um dos primeiros a conseguir a licença oficial para produzir whisky na Escócia, no ano de 1824. O nome The Macallan é derivado de dois termos gaélicos, 'magh', que significa uma pedaço de terra muito fértil, e 'ellan', que significa de St. Fillan, um monge irlandês que viajou através da escócia espalhando o cristianismo durante o século XVIII. Atualmente a destilaria permanece praticamente inalterada, situada sobre o olhar da Easter Elchies House, um castelo do século XVIII, considerado lar espiritual de The Macallan.

A grande fama de ser um dos melhores whiskies escoceses atingiu a destilaria The Macallan nos anos 50 e 60, quando começou a ser valorizado em outros países, principalmente a Inglaterra, tornando-se referência e sendo utilizado como base para composição de sofisticados blends de outras marcas tradicionais. Depois de muitas tentativas de compra e sociedade com a destilaria, o renomado Edrington Group conseguiu o comando da Macallan apenas em 1999, e agregou ainda mais qualidade ao produto, que passou a ser comercializado em diversos outros países fora da Europa.

Mesmo depois de quase 200 anos de existência, um detalhe imprescindível para a produção do whisky ainda é preservado na The Macallan, o processo de destilação que inclui a escolha da melhor cevada, levedos e água, e a técnica de utilizar apenas a melhor parte da bebida produzida (apenas 16% é aproveitado para encher os barris da destilaria). A maturação é feita utilizando o melhor carvalho disponível, para que o sabor e as nuances sejam as mesmas que transformaram a bebida em uma das mais importantes do mundo. Uma verdadeira jóia para os apreciadores!

Texto retirado do portal Taste em 14/10/09.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...