terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eu adoro Pingado.

Olá,
Vocês já ouviram falar do Movimento de valorização pelo Pingado?? É o movimento criado pelo especialista em cafés Ensei Neto. Acompanhem aqui o Manifesto e os Mandamentos. Bom, eu AMO Pingado.

MANIFESTO AO PINGADO

" O Pingado é uma instituição tipicamente brasileira, bebida campeã de vendas e consumo matinal nas melhores padarias país afora. Em sua receita clássica, é preparado com um autêntico cafezinho feito em coador de pano e adicionado de um pouco de leite, como se fossem alguns pingos... Hoje o mercado está vivendo o pleno florescimento das cafeterias, que trazem consigo uma nova cultura de consumo do café e de suas bebidas derivadas, entre elas o Machiatto, combinação de espresso com um pouco de leite vaporizado versão italiana do nosso Pingado. No entanto, o tradicional e bom Pingado mantém liderança absoluta e folgada nos pedidos dos balcões de padaria, juntamente com o inseparável pão na chapa. Manter a história viva e é preservar a cultura, a memória e tudo de bom que ela pode proporcionar. Valorizar o Pingado como uma manifestação cultural genuinamente brasileira através de um movimento aberto, de livre adesão e totalmente voluntário é a premissa do EU ADORO PINGADO (www.adoropingado.net). A logomarca oficial, criada pelo designer gráfico Rodrigo Greco, de Belo Horizonte, pode ser utilizada das mais diversas formas, aplicada em camisetas, botons, papelaria e websites, desde que atendendo alguns requisitos simples. Tem como irmã a Média, que leva mais leite, até chegar no famoso "meio a meio", quando se tem a Média Clara. Com menos leite, tem-se a Média Escura. E afinal? como é um bom Pingado?"

MANDAMENTOS DO PINGADO

1 - O café, base do Pingado, tem de ser honesto, de boa procedência e qualidade. (Um café de boa qualidade é delicadamente adocicado)
2 - O preparo do café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou espresso. (Regras de bom preparo, que falam de quantidade de pó e qualidade da água devem ser observadas).
3 - Café gostoso é o preparado na hora, de preferência. (Não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob encomenda, pois isso leva à oxidação e portanto, à perda de sabores)
4 - Se o seu Pingado for feito com espresso, o café pode ser diluído como um "carioca" antes da adição do leite. (Diluir o café sim, diluir o leite, nunca.)
5 - Use leite de boa procedência, sempre.
6 - O leite pode ser integral, semi-desnatado ou desnatado. (Porém o ideal é usar o integral).
7 - Evite ferver ou aquecer continuamente o leite. (Para que o seu sabor não se perca nem suas qualidades nutritivas).
8 - O Pingado usa apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor caramelo ao se combinar com o café. (A Média é uma variação que leva mais leite, até o "Meio a Meio").
9 - Adoce a gosto. (Mas deve ser lembrado que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza).
10 - Sendo um autêntico Café da Manhã, recomenda-se como acompanhamento do Pingado um perfumado pão na chapa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...