sábado, 6 de junho de 2009

A arte de um bom café

Estou copiando abaixo na integra a matéria da Revista Daqui Perdizes de junho sobre o Campeonato Brasileiro. Um abraço.

A arte de
um bom café

Hoje em dia
, há vários jeitos de servir um cafezinho. Tem aquele servido depois do almoço ou no fim de tarde. Mas também há muitas pessoas que transformaram o café em arte, com receitas irreverentes e diferenciadas, ou então que são mais elaborados na hora de servir.
Marco De La Roche recebeu o título de Embaixador do Café no Brasil após g
anhar o Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits 09, em fevereiro. Morador de Perdizes, ele era novato em competições. “Nunca tinha participado de campeonato nenhum. Eu estava falando com um amigo, um dia, que não achava que competindo eu iria saber se sou bom ou não”, ele conta. O amigo então o desafiou e ele resolveu entrar na disputa. “Um mês antes do campeonato resolvi participar. Treinei o mês inteiro, da meia noite até às 4 h, que era a hora que podia treinar”.
A competição consistia em quatro bebidas que deveriam ser feitas em oito minutos. Eram dois drinques tradicionais, chamados irish coffee, e dois drinques criados por ele à base de espresso e que levassem bebida alcoólica na composição. O drinque que lhe rendeu a vitória foi o Kinkan Espresso Martini, com vodca, laranja kinkan, baunilha e café.
Marco já trabalha há muitos anos com bebida. “Quando comecei, tinha 17 anos, não sabia nada. Comecei com a parte de bar mesmo, trabalhei em algumas casas em São Paulo. Depois fui para Bahia e para o Rio”. Quando voltou para a cidade, teve a idéia de começar a trabalhar com café. “Fui trabalhar no Santo Grão para aprender sobre café, toda a história, todos os processos. Peguei e apliquei isso na minha história de bar”, diz. Atualmente, ele trabalha com marketing para alimentos e bebidas e também faz consultoria para bares e empresas, dando treinamentos e palestras, gerais ou específicas, sobre café.
Ele se prepara agora para a competição mundial, em junho, na Alemanha. “No campeonato brasileiro eu já tinha em mente que queria disputar o campeonato mundial”, ele diz.
Para finalizar, Marco dá algumas dicas sobre o que é importante para um bom café: “Basicamente o café que você vai usar, a máquina que você vai usar, o material e quem vai preparar. E quem vai tomar também”, brinca.

Clementine Caffè - Receita e Preparo

Ingredientes:

60 ml de café espresso

30 ml de licor de laranja Grand Marnier

30 ml de licor de chocolate branco Godiva

5 gotas de suco de tangerina

2 carpaccio de gengibre

Uma porção de chantilly

Raspas de chocolate branco

Raspas de tangerina

Modo de Preparo: Em uma taça para drinque quente, tamanho médio, coloque o Grand Marnier, o Godiva e as gotas de tangerina. Mexa suavemente. Passe as fatias finas de gengibre na borda, despeje a mistura e adicione o espresso. Acrescente uma porção de chantilly e finalize com raspas de tangerina e chocolate branco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...