quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A história do Cappuccino

Contar a história do Cappuccino não é tão fácil como parece pois essa não é uma receita que nasceu de repente, nas mãos de algum profissional de bar. Falar de Cappuccino é se entregar à séculos atrás, continentes diferentes, culturas e religiões. Apesar de que como grande mito, sempre existe um aqui ou acolá que não foi completamente esclarecido, tentarei apenas narrar alguns fatos.
O termo Cappuccino tem origem no séc XVI (talvez XVII), e estudos pretendem atribuir a criação da receita ao monge italiano Marco D'Aviano, personagem importantíssimo na contenção do avanço islâmico na Europa. Mais é possível que a tentativa de invasão de Viena em 1683 tenha sido o estopim para a inspiração do monge, pois ao se sentir encurralado o exército islâmico recuou deixando várias sacas de café. Como esperado, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro e a palavra Cappuccino vem de capuz em italiano.
Um Cappuccino tradicional é feito em divisões exatas de 1/3 de espresso, 1/3 de leite e 1/3 de leite vaporizado. O chocolate em pó e a canela, são elementos adicionais, uma prática realizada principalmente no Brasil. Já o Machiatto e o Latte, são variações de proporção do Cappuccino. Atualmente, os baristas desenvolveram técnicas de utilizar o leite vaporizado para criar desenhos na xícara, conhecida como Latte Art. Porém, eu particularmente, acredito em uma única frase:
"A beleza de um Cappuccino não está na forma, mas no peso."
Acima, uma demonstração de como se preparar um Cappuccino em uma sessão feita no Santo Grão Café em São Paulo.Espero que gostem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...