sexta-feira, 27 de maio de 2011

A maldição dos Martinis

Olá,
Já lí artigos chamados A onda dos Martinis, O retorno dos Martinis, A era dos Martinis e até algo como A moda dos Martinis. Para não cair na mesmice, eu chamo o meu artigo de A Maldição dos Martinis.

Mas aí eu me lembro que já escrevi sobre os Martinis, na minha Leve Introdução ao Universo dos Martinis e só me perdôo porque isso foi em 25 de novembro de 2007. Quatro anos é o suficiente pra uma tendência passar, não acham?

De lá pra cá, revisitamos os clássicos, criamos subgrupos e famílias para eles e adicionamos todo e qualquer ingrediente, seja sólido, líquido e até sublimado. Harmonizamos líquidos azuis com cerejas, decoramos as taças com calda de chocolate e para os mais gulosos guarnecemos com bala toffee com embalagem....pois é, tudo isso já passou pelos meus olhos.Nos tornamos reféns de uma taça, uma temperatura, que poucas vezes foi alcançada, uma técnica de preparo, (batido e coado duplamente) e muito ego no ar. Em geral, é isso.

Atualmente os campeonatos estão na moda e de 10 receitas, no mínimo 8 são martinis. As bases geralmente são formadas por destilados, frutas e algo mais.

Aliás, podemos até dizer que no refinamento da falsa mixologia, qualquer caipirinha coada e em taça Y foi transformada num tentativa frustrada de Martini.

Do ponto de vista psicológico da coisa, os Martinis deixaram à muito de ser um real desafio, mas apenas um porto seguro para bartenders que, inseguros em se lançar em novos mares e copos, se apoiam numa falsa idéia de que "por aqui é mais fácil, é mais cômodo ou sou mais entendido".

Por favor, me dê um shot, uma taça napoleon/brandy, um high ball ou até um old fashioned.. porque minha mão não é de Lego e eu consigo segurar outras taças.

Para quem ainda não percebeu, a maldição dos Martinis está a solta, e todo bartender que tentar se esconder atrás de uma taça pode correr o risco de ser desmarcarado....Bú!

Para mim, já deu. Malditos Martinis, afastai-vos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...