quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gelo, Gelo, Gelo (parte 1)

Tentem imaginar quantos quilos de gelo são consumidos diariamente, mensalmente ou anualmente em todos os bares e restaurantes do Brasil? Sim, é muito.
Agora tentem imaginar quanto tempo gastamos pensando em como utilizar melhor o gelo nas suas inumeras possibilidades....Sim, é pouco.Pensando nisso esse artigo trata especialmente do nosso tão querido gelo.
Antes de tudo, é preciso compreender um pouco da sua base. O gelo nada mais é do que o estado sólido da água, em temperatura abaixo de 0ºC (seu ponto de fusão), densidade de 0,92 g/cm3(menor que a da água) com aspecto semi-transparente e de vidro.

Podemos encontrar alguns tipos de gelo, como o gelo simples, o gelo potável(que devemos usá-lo por ser preparado apenas com água com qualidade para ser consumida), o gelo britado, o gelo moído, o gelo seco ( que é o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado em uma temperatura abaixo de -78ºC) e por que não o gelo quente(54ºC em solução de acetato de sódio e não consumível).

Serve também a dica de como preparar um gelo mais transparente do que o tradicional.
Basta ter formas de gelo limpas e secas, colocar a água em uma panela, ferver, deixar esfriar, ferver de novo, deixar esfriar de novo, e então colocá-la nos cubos deixar gelar de forma natural. A dupla fervura reduz substancialmente a presença do ar dissolvido, do cloro, do flúor e de outros produtos embutidos na sua água que formariam bolhas e cristais dentro do gelo. Para resultados ainda melhores, se você tiver um desses filtros de cozinha, filtre e de-ionize a água antes. É isso, em breve voltarei a falar sobre esse assunto, um abraço.

Havana Club Grand Prix 2010 - Campeões

Nesta semana aconteceu o Havana Club Grand Prix 2010, campeonato realizado pela Pernod Ricard, e que é a etapa nacional para o mundial realizado em Havana, Cuba no ano de 2010.
O Brasil terá 2 representantes, vencedores das etapas de SP e do RJ.
Tive a oportunidade de comparecer (não participar) na etapa paulista, que foi realizada na segunda feira, 10, no Azúcar do Itaim e contou com a presença de aproximadamente 20 barmans, entre eles Basseto(Sonique), Clébio Mendes (Shake Club), Alexandre Quinones(Shimo) e Luis Claudio, atual campeão da ABB.
Em São Paulo, o vencedor foi Henrique Medeiros (Kinoshita) e em segundo lugar Marcelo Serrano(Myny Bar). Para mim, Henrique foi o mais equilibrado, coerente e criativo dos competidores que eu acompanhei, ao contrário da grande maioria dos competidores, que abusaram da coquetelaria clássica em peso em muitas propostas ultrapassadas. Ao vencedor, boa sorte em Cuba.

Já no Rio de Janeiro, o campeonato aconteceu hoje e contou com a presença de aproximadamente 15 barmans como Gustavo Stemler(Meza Bar), Alex Miranda(Pink Fleet), Rafael (Bar do Copa) e teve como campeão André Cerqueira (Hotel Sheraton). Parabéns ao vencedor, que já vem disputando e conseguindo o seu espaço no cenário brasileiro de bartenders.

Abaixo segue algumas fotos do evento. Um abraço, e sucesso ao Brasil em Cuba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...