domingo, 17 de abril de 2011

The Aviary - O futuro está no passado

Semana que vem abrirá mais um bar nesse mundo, mais um bar nos Estados Unidos, mais precisamente Chicago. The Aviary é o nome do bar mais comentado dos últimos tempos. Para mim, uma espécie de El Bulli da Mixologia, já que temos por trás do projetos duas feras. Primeiro, Grant Achatz, chefe jovem e premiado com o badalado Alinea (que é a base da escola molecular americana) e o mixologista Craig Schoettler, que já trabalhou com ele algumas vezes.O bar será projetado juntamente ao Next, novo restaurante de Achatz, mas terá grande foco na mixologia, com um bar absolutamente experimental utilizando-se de grandes clássicos para reinventar novas formas de se servir cocktails. E isso se parece com os conceitos da mixologia molecular?? Não, nem de longe. A mixologia aplicada ao Aviary é mais inteligente e menos displicente. As formas e os motivos são mais profundos e o resultado é mais surpreendente do que se pode imaginar. Coisas de Achatz.
Já estamos nos acostumando à idéia do design completamente conectado à mixologia e podemos ver que é uma necessidade do Aviary. Equipamentos como sifão para infusões just-in-time, taisan ice ball maker e bebidas carbonatadas são algumas das técnicas utilizadas atrás dos bares.
Outras novidades mal entraram no cardápio lá e já podem ser vistas em bares até do nosso país. A técnica de envelhecer bebidas compostas ou não em barris específicos, seja carvalho, umburama ou o que for já pode ser consumida agora mesmo em bares de São Francisco à Boston, e em São Paulo no Myny Bar, pelas mãos de Marcelo Serrano.
Tenho acompanhado um pouco do processo de desenvolvimento das receitas e posso dizer que é o modelo que mais acredito funcionar, onde a metodologia da gastronomia se mescla com a expertise do bar. Outra novidade é, o bar não é um bar. Todas as bebidas são preparadas em uma cozinha aberta, com um balcão na frente, mas não necessariamente com prateleiras de bebidas.Uma nova visão sobre o que deveria ser um bar.
Aviary não é um bar para todos....infelizmente. Estar disposto à consumir os drinks propostos pela casa, com toda sua delizadeza e detalhes necessários é semelhante à uma experiência sensorial/gastronômica digna de um Fat Duck, Noma ou Alinea.

Pra quem estiver de passagem em Chicago...fica a dica.
The Aviary - 951 W.Fulton Market - Chicago, IL 60607
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...