sábado, 28 de novembro de 2009

EmbalagemXSabor - Refrigerantes

Se você é daqueles (como eu) que acham que um refrigerante de garrafa de vidro é melhor do que uma lata, a partir de hoje pode ficar tranquilo porque cientificamente , você está certo.
Apesar de o líquido que entra nas embalagens ser praticamente o mesmo, o sabor acaba sendo interferido pelas particularidades de cada embalagem.
Entenda melhor o que acontece, quando usamos como exemplo uma Coca Cola:

Garrafa PET 2 litros
Há alguns componentes que se desprendem da embalagem para o líquido - como os polímeros - compostos químicos, micropartículas do plástico, que se soltam tanto com o passar do tempo como com as variações de temperatura. Daí vem o sabor "contaminado" da sua Coca Cola gigante.
Garrafa LATA 350 ml
Pelo fato de ser feita completamente de alumínio, tem a vantagem de gelar muito mais fácil do que todos as outras embalagens. Porém, pela sua resistência ser menor, ao ser aquecida ou sofrer mudanças bruscas de temperatura e ao ser agitada tanto no transporte como no manuseio as substâncias voláteis na bebida se agitam mais. Temos como resultado a perda do gás carbônico que sabemos é vital para que um refrigerante seja de boa qualidade.
Garrafa VIDRO 250 ml
Não à toa é provavelmente a preferível dos consumidores: O seu material impermeável e de grande inércia química, ou seja, o vidro demora muitos anos para interagir com o conteúdo. Por ter um índice de porosidade inferior ao do alumínio ou do PET, é bem mais eficiente na retenção de gás carbônico.
Copo MÁQUINA 300 ml
A sazonalidade na qualidade da máquina de refrigerantes é o que mais traz malefícios para esse modelo. O líquido (xarope) e o gás são provenientes das fábricas de refrigerantes, o modo de preparo e quantidades indicadas também, mas o manuseio fica na responsabilidade do estabelecimento que serve o produto. Como sabemos que o refrigerante é a união de água/xarope/gás carbônico, ainda há a possibilidade de a água encanada apresentar problemas, talvez o pior deles, não ser encanada.

É isso, espero que tenha ajudado vocês a escolher melhor o próximo refrigerante a tomar...ou não.



5 comentários:

hanny disse...

marco!
esse post é utilidade pública hehe
adorei!
tb gosto mais do sabor da garrafinha =)

Rafa disse...

As latas têm três, cinco, zero eme eles...

Marco De la Roche disse...

Rafa,
Muito obrigado pela correção.
As latas de Coca possuem 350 ml e não 235 ml como estava não faço idéia de onde tirei..rs
Já alterei.
Um abraço.

Unknown disse...

Agora entendo o proquê de a garrafa de vidro ser a melhor. Informação importante. Brigaduuu!

Anônimo disse...

Coca Cola sempre de garrafa!!!
Mil vezesmelhor!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...