domingo, 10 de abril de 2011

Manual de Cantineros - A história preservada

Olá,
Recebi de um amigo de Belo Horizonte Tony Harion um livro de 1924 escaneado e disponível para todos nós. O Manual de Cantineros foi impresso há quase um século, na cidade de Havana em Cuba.Para quem não sabe, em Cuba, os cantineros são os barman do país. Já ouvi muito dizer que o Cantinero era o nome dado aos barman porque em Cuba, por conta da Revolução Cubana, não se permitia utilizar palavras de origem inglesa. Mas aqui, como pode-se ver, temos uma prova clara que o termo já era empregado muito antes de Fidel e seus compañeros conquistarem a ilha. Confesso que não tenho profundo conhecimentos sobre esse ponto da história, mas que souber por favor compartilhe conosco.Para quem quiser acessar todo o livro, é só clicar AQUI.
Ter documentos da profissão como esse são extremamente importantes para que a gente consiga entender porque as coisas são hoje em dia como elas são. Aqui está um pedaço da história, de como os barman de 90 anos atrás pensavam e trabalhavam.
Aproveitem!
Um abraço

2 comentários:

Thays disse...

Caracas, me amarrei qdo vi seu nome no Cheirinho de Café. Afinal, vc está presente nos meus dias "cafeísticos" quando abro minha revista espresso, p ex. Já virei seguidora do seu blog, pq admiradora do seu trabalho eu já era! (#babeioovolegal!)

Bjk!

Marco De la Roche disse...

Ahaha....magina Thays...
Eu que agora estou todo cheio...rs
Parabéns pelo blog de novo, e quem sabe em breve vem mais uma espresso ai...rs
bjs!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...