sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mixologia Molecular X Progressive Drinks

Olá,
Há algum tempo eu venho acompanhando mudanças acontencendo nos bares no que diz respeito ao estudo e aplicação da Mixologia e Mixologia Molecular e tenho percebido que o termo Progressive Drinks tem sido aplicado para uma série de receitas ou conceitos. Confesso que não conhecia o termo e me causou enorme euforia por imaginar que algo novo estava a acontecer. Confesso que ainda não cheguei a uma conclusão sobre o termo Progressive Drinks e me comprometo aqui, em público à trazer novas informações sobre o assunto.

Mas também gostaria de comentar com vocês a forma como a Mixologia, (parte mais importante e modificadora) vem sendo deixada de lado e pouco estudada, ao contrário da Molecular (repetição de receitas com técnicas e ingredientes incomuns à coquetelaria tradicional).
Faço outra observação sobre o número de cursos ou semelhantes voltados para os assuntos moleculares que surgiram nos ultimos meses. Não digo que isso é negativo ou positivo, mas é preciso acompanhar e entender o que vem acontecendo no mundo dos bares.

Lembro-me de postar há aproximadamente 2 anos atrás o avanço das incidências do termo Mixologia Molecular no Google, mês a mês. Atualmente, acompanho algumas tendências e arquivo os dados para quem sabe em breve poder adiantar à vocês alguma grande mudança.

Ainda não estou apto a definir o que é ou não Progressive Drinks, mas irei me empenhar para em breve escrever novamente sobre o assunto.
Bom, o que posso dizer é sobre os dados entre Mixologia Molecular e Progressive Drinks nesse mês de agosto. Acompanhem.

A base de pesquisa abaixo foi feita com os termos em inglês para avaliar se o movimente é global:

De acordo com o Google, indice considerado importante, "Molecular Mixology" possui 110.000 incidências na busca "as web" e "Progressive Drinks" possui 776 incidências. Através da pesquisa por imagens, "Molecular Mixology" possui 4.150 incidências, sendo que até a pagina 8, todas as fotos são relacionadas à drinks moleculares enquanto "Progressive Drinks " possui 106 incidências e nenhum drink.Considerando que o termo Progressive Drinks é novo e pode ser uma tendência, pesquisei incidências dos dois nos ultimos sete dias e encontrei o seguinte resultado. "Progressive Drinks possui 1 incidência enquando "Molecular Mixology" possui 400 incidências.
E vocês, o que acham?Por hoje é só, um abraço.

6 comentários:

tangoembuenosaires disse...

Marco, a tendência de uso do termo progressivo é também o resultado da evolução da gastronomia molecular para progressiva. O termo molecular não é mais usado pelos percursores da tendência sabaimente porque não se trabalhava com as moléculas dos ingredientes, no máximo com células.
Abraços
Zeca

Marco De la Roche disse...

Zeca, obrigado pelo comentário.
Ainda não me convenci da mudança que o Progressive pretende.
Há alguns anos atrás, quando inovações aconteceram dentro dos bares como usar gelo filtrado(ue, um dia isso foi evolução) assim como novas técnicas da décadade 70 também já foram um dia evolução, ou seja, a evolução acontece naturalmente conforme nós evoluimos. Acho um tanto pretensioso de nossa parte determinarmos quando uma evolução acontece, isso só é percebido conforme o tempo apresenta os resultados de ações feitas no presente..

Marco De la Roche disse...

Conforme apresentei em pesquisa atual, o termo molecular é sim usado como referência às técnicas moleculares (que nada tem a ver com a alteração das moléculas) desenvolvidas na década de 70 e que deram inicio à gastronomia molecular e consequentemente à mixologia molecular.
Não sei se já leu, mas coloco como referência o texto A MIXOLOGIA MOLECULAR E A SEMÂNTICA, para descrever o que eu acredito como base para o termo.
http://marcodelaroche.blogspot.com/search/label/A%20Mixologia%20Molecular%20e%20a%20Sem%C3%A2ntica

Marco De la Roche disse...

Por ultimo, não creio que o termo "gastronomia progressiva" vem sendo usado no lugar de "gastronomia molecular", pois conforme pesquisa abaixo, é um termo que ainda não foi propagado na rede:
GOOGLE 16/08/10
As Web
Molecular gastronomy: 168.000 incidências
Progressive Gastronomy: 1.420 incidências

Paginas em português
Molecular gastronomy:1.550 incidências
Progressive Gastronomy: 1 incidência
Gastronomia Molecular:31.900 incidências
Gastronomia Progressiva: 0 incidências

Agradeço pela sua colaboração e conto sempre com as opiniões diversas.
Um abraço

tangoembuenosaires disse...

Marco, os percussores do que ainda se insiste em chamar de gastronomia molecular estão fugindo do termo. Em uma entrevista com o Ferran Adriá olha o que ele disse a respeito:

People have described your style as molecular gastronomy. Why does that phrase bother you?

Well, for starters, it doesn’t exist. That’s the biggest lie out there in terms of cooking. What is molecular cooking?

Marco De la Roche disse...

Caro Zeca,

Antes de falar de Ferran Adria, que para mim é um grande operário da Gastronomia Molecular, devemos lembrar de Nicholas Kurti, que é o mentor de todos os passos que Adria ainda dá.

E Kurti, em 1992 , no Primeiro Encontro de Gastronomia Molecular realizado em Erice, Itália, já foi muito mais original do que Adria.

Perguntado sobre porque da denominação, ele respondeu:

- Ora, o que não há de ser molecular nessa vida? O que não há de ser químico nessa vida? Somos investigadores, cientistas em prol da culinária.


Se puder, leita o texto A MIXOLOGIA MOLECULAR E A SEMÂNTICA:
http://marcodelaroche.blogspot.com/search/label/A%20Mixologia%20Molecular%20e%20a%20Sem%C3%A2ntica


A sua resposta não satisfaz a minha pergunta..
Porque devemos deixar uma denominação que possivelmente é erronea, e adotar outra, visto que as técnicas e conceitos são os mesmos, e nem o nome me parece justo o suficiente para defendê-lo...?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...