Dono da propriedade de 1543 onde estava localizada a The Macallan, o fazendeiro escocês Alexander Reid foi um dos primeiros a conseguir a licença oficial para produzir whisky na Escócia, no ano de 1824. O nome The Macallan é derivado de dois termos gaélicos, 'magh', que significa uma pedaço de terra muito fértil, e 'ellan', que significa de St. Fillan, um monge irlandês que viajou através da escócia espalhando o cristianismo durante o século XVIII. Atualmente a destilaria permanece praticamente inalterada, situada sobre o olhar da Easter Elchies House, um castelo do século XVIII, considerado lar espiritual de The Macallan.
A grande fama de ser um dos melhores whiskies escoceses atingiu a destilaria The Macallan nos anos 50 e 60, quando começou a ser valorizado em outros países, principalmente a Inglaterra, tornando-se referência e sendo utilizado como base para composição de sofisticados blends de outras marcas tradicionais. Depois de muitas tentativas de compra e sociedade com a destilaria, o renomado Edrington Group conseguiu o comando da Macallan apenas em 1999, e agregou ainda mais qualidade ao produto, que passou a ser comercializado em diversos outros países fora da Europa.
Mesmo depois de quase 200 anos de existência, um detalhe imprescindível para a produção do whisky ainda é preservado na The Macallan, o processo de destilação que inclui a escolha da melhor cevada, levedos e água, e a técnica de utilizar apenas a melhor parte da bebida produzida (apenas 16% é aproveitado para encher os barris da destilaria). A maturação é feita utilizando o melhor carvalho disponível, para que o sabor e as nuances sejam as mesmas que transformaram a bebida em uma das mais importantes do mundo. Uma verdadeira jóia para os apreciadores!
Texto retirado do portal Taste em 14/10/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário